quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sobrevivendo ao Carnaval - Dicas de alimentação



E agora,José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou.
(C. Drummond de Andrade)

Agora? Agora chegou a pior parte: curar a maldita ressaca do outro dia. Para isso, é preciso programar uma desintoxicação.
Durante o consumo de álcool, o aparelho digestivo teve muito trabalho extra. O estômago precisou fabricar mais suco gástrico; o fígado mais bile, além de ter que neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino necessitou produzir mais suco entérico e ainda ficou com o trânsito mais lento.
Os remédios são naturais: verduras, frutas e legumes. Além de mais fácil digestão, os vegetais vão prover o organismo de vitaminas que auxiliarão no funcionamento dos rins e do fígado, os principais órgãos responsáveis pela desintoxicação. Inclua, também, muito líquido: água de côco (contém potássio) e sucos de frutas frescas.
A água é importante nesse processo. Ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas. As fibras solúveis, como o farelo de aveia ou trigo, arroz integral ou pão integral.
Evite carne vermelha (para não sobrecarregar fígado), queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto, biscoitos, entre outros.


Receita de suco desintoxicante

Maçã: 1 unidade média descascada
Cenoura: ½ unidade descascada
Aipo (ou salsão): 1 talo pequeno
Laranja : suco de 1 unidade
Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.

Beba com moderação. Diga sim a Alegria e não ao alcoolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário